Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Clássico Mineiro -Pão de Queijo e café quentinho...

Como boa mineira que sou não poderia deixar de postar esta receita clássica e maravilhosa do pão de queijo de mamãe. Definitivamente, o pão de queijo (e o queijo mineiro claro) são as duas coisas que mais sentimos falta.
Assim, quando vou aí ou quando alguém vem pra cá (difícciiilll), sempre trazemos um carregamento de queijo canastra curado delicioso que, muitas das vezes, eu ralo e congelo para fazer pão de queijo genuinamente mineiro. Mas, na falta deste queijo, uso o queijo coalho daqui, que é uma delícia.
Bem, felizmente eu tinha ainda um último suprimento de queijo congelado e meu marido está sonhando com meu pão de queijo. Então resolvi fazê -lo e colocar aqui o passo a passo pra vocês , pois é uma receita que exige um passo a passo.


Aqui tem 1 Kg de polvilho azedo molhado com 1 copo (americano) de leite frio.

Desfaça as bolinhas formadas pelo leite com as pontas dos dedos.
Deixe os ovos já sem casca , pois são colocados aos poucos. Nesta receita precisei de 3, mas pode ser necessário mais 1, então deixe por perto.

Aqui a mistura de 2 copos de leite com 1 e 1/2 copo (americano) de óleo e 1 colher (sopa) cheia de sal.


Leve para ferver.

Escalde o polvilho jogando a mistura de leite e óleo quente sobre ele.

Misture com uma colher, incorporando bem até amornar e ser possível colocar a mão.

Sove levemente, para misturar tudo com as mãos.

Fica com essa aparência.

Vá adicionando os ovos um a um, amassando sempre.

Fica com esse aspecto grudento mesmo. Se não ficar com essa textura grudenta e pesada, acrescente mais 1 ovo.

Adicione 1 prato fundo bem cheio de queijo curado ou meia cura ralado (aqui, quanto mais melhor).

Amasse bem, até incorporar todo o queijo. A massa solta facilmente do fundo da tigela, porém ainda fica bem grudada nas mãos. Esse é o ponto.

Olha ela aí. Leve à geladeira por uma meia hora, coberta com um plástico...

...aí, com as mãos untadas com óleo, enrole as bolinhas e coloque sobre um tabuleiro untado. Aqui elas estão pertinho umas das outras porque congelei. Para assar dê espaço entre as bolinhas e asse em forno bem quente, pré aquecido por uns 10 minutos, 200 graus, por 25 -35 minutos, ou até dourar.

Se congelar faça como eu: ensaque depois de congelado e etiquete com a data. Dura uns 3 ou 4 meses no freezer.



Dá 80 pãezinhos deste tamanho ou 2,5 Kg.

Pão de Queijo Mineiro

Ingredientes:
- 1Kg de polvilho azedo de boa qualidade
- 3 copos (americanos) de leite
- 1 e 1/2 copo (americano) de óleo
- 1 colher (sopa) bem cheia de sal
- 3 a 4 ovos
- 1 prato fundo bem cheio de queijo minas curado ou meia cura ralado (se for usar o coalho, escolha o mais amarelinho e firme, que dê para ralar)

Modo de Preparo:

Coloque o polvilho numa tigela e molhe-o com 1 copo de leite frio e com as mãos vá desfazendo as bolinhas formadas.
Numa panela, leve para ferver 2 copos de leite, com o óleo e o sal. Quando tiver fervido, jogue sobre o polvilho e mexa com uma colher para incoporar o líquido. Espere esfriar um pouco para não queimair e dê uma leve sovada com a mão ( ainda estará morno). Vá adicionando os ovos 1 a 1. Usei 3 hoje, mas as vezes vai os 4- precisa ficar uma massa grudenta, meio mole. Adicione então o queijo ralado - o segredo de um bom pão de queijo é a quantidade de queijo que você coloca, e na minha opinião quanto mais melhor (mas é opinião de mineira, né?). Misture bem. A massa continua grudenta na mão, mas solta facilmente do fundo da tigela. Esse é o ponto. Leve a massa coberta com um plástico à geladeira por uma meia hora. Retire e enrole bolinhas com as mãos untadas de óleo. Coloque num tabuleiro untado e leve pra assar em forno pré aquecido por uns 10 minutos a uns 200-230 graus. É importante que o forno esteja bem quente para que o pão de queijo cresça.
Pode congelar as bolinhas, levando -as no tabuleiro para o freezer e quando estiverem congeladas colocar em saquinhos e etiquetar com a data. Dura uns 3 ou 4 meses no freezer e pra assar é só colocar no tabuleiro untado e levar, congelado mesmo, ao forno bem quente.
Rende 80 pães de queijo desse tamanho aí.
Comemos quentinho com manteiga derretendo e um café preto, preto, preto... huuummmm!

6 comentários:

Tαtiαnα Fádel Viαnα Nαssif disse...

NOSSA ! muito bonito que fico esse pão .. tá prendada mesmo, hein irmã ! muito bom. beijos

Carol Fádel disse...

Obrigada irmãzinha.. Bjo

Larissa disse...

Os famosos pãezinhos de queijo.. tenho fé que antes de ir embora vou conhecê-los!!! :o)
Realmente bonitos.. e parecem deliciosos!
Um beijo Carol
(espero que esteja tudo bem!)

Carol Fádel disse...

Obrigada Larissa!!! O Dani não estava dando paz pelos pães de queijo.. rsrsrs
Está tudo bem sim!!! Obrigada!
BJO

O Segredo...EU SOU, EU POSSO, EU REALIZO... disse...

coisim mais gostosim! Bão demais sô!!!!!!!

Carol Fádel disse...

Fico BÃO dimais! Prova aí uai!
BJO

Related Posts with Thumbnails