Páginas

sábado, 28 de março de 2009

Comida árabe

Uma das minhas paixões é a culinária árabe... Não sei se é pelas raízes que trago no sangue, já que os meus bisavós vieram do Líbano nos anos 20, ou se é pelo gosto único e maravilhoso das especiarias usadas na confecção dos pratos. O fato é que AMO DEMAIS comida árabe.

Fiz um almoço dias atrás que ficou sensacional. O cardápio foi Arroz com Aletria, quibe assado, Homus (que teve até repeteco esse fim de semana de tanto que o marido gostou) e uma saladinha verde. Só não arrisco mesmo é o charuto, pois minha tia Cida é imbatível nesse quesito.






Arroz com Aletria

Para fazer esse delicioso arroz é muito fácil. Numa panela coloque óleo (aqui em casa uso o de canola) e frite 2 dentes de alho amassados com 3 ninhos do macarrão aletria (cabelinho de anjo) bem quebradinhos com as mãos. Deixe fritar até ficar beeemmmm moreninho. Acrescente o arroz lavado e tempero a gosto (coloquei temperinho de alho e sal e pimenta síria). Daí é só fazer como o arroz normal, coloque água e deixe secar até estar cozidinho. É uma maneira muito boa de variar o arroz nosso de cada dia.



Quibe assado rechado

Eu fui beeemmm exagerada. Fiz 1 pacote de trigo com 1 Kg de patinho moído. Rendeu muito mesmo.

Bem, deixei o trigo para quibe de molho em água filtrada de um dia para o outro. Escorri bem a água e espremi o trigo num pano de prato até tirar toda a água. Misturei 1 Kg de patinho magro moído, hortelã picadinha, cebola picadinha, 2 dentes de alho amassado, pimenta síria e sal a gosto, um fio de azeite e, por minha conta, um pouquinho de manjericão, mas aí vai de cada gosto. Ficou muito bom e o manjericão dá um toque especial. Amassei bem com as mãos mesmo. Reservei.

Para o recheio eu fiz o seguinte: peguei 1 ricota temperada e amassei com um garfo, acrescentei requeijão pra dar uma liga, hortelã picadinha, azeitona picada, pimenta síria, sal (pouco).

Daí foi montar: untei o pirex com azeite, coloquei uma camada de Quibe e o recheio de ricota. Cobri com mais uma camada de quibe e coloquei um pouco de pomarola e fatias de mussarela e cobri com o resto do quibe. Fiz cortes diagonais na superfície do quibe, pincelei margarina e levei ao fogo até corar.

O Homus foi a grande sensação: meu marido amou!!! E é fácil de fazer.

Primeiro deixe 1/2 pacote de grão de bico de molho na véspera. Cozinhe até ficar macio e bata no liquidificador com o suco de 5 limões (a gente gosta azedinho), 1 colher (sopa) de Tahine, sal, pimenta síria e água suficiente pra ajudar o Liquidificador bater. Bata bem, até virar um creme. Coloque na vasilha que ira servir e decore com hortelã. Delicioso!

2 comentários:

EU ESCOLHO A LUZ !!!!!!!! disse...

Hooooooooooooooooooo cumadre te encontrei lá no Rainhas , fiquei curiosa, vim olhar teu Blog...mas cadê as receitas de tantas coizas gostosas!!!!!!!!!!!!!!Eu adoro comida Árabe, fiquei salivando aqui. Eu vou contar pra Faby que tu não coloca as receitas. Baaaaaaa tô triste contigo guria.
Bem legal teu Blog.
Beijoca no coração e Bom Final de Semana.

Carolina Fádel Viana Magalhães disse...

Pronto amiga, estão aí as receitas...

Related Posts with Thumbnails