Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2009

Noite chinesa

Domingo, calor de matar em Rio Branco e vontade de reunir os amigos em casa pra jogar conversa fora.... Bem, o calor do dia estava de matar mesmo, então resolvemos fazer um jantarzinho aqui em casa à noite. O tema??? Comida chinesa, mas com uma abrasileirada básica.
Eu, particularmente, adoro comidas temáticas. Dias atrás fiz um almoço árabe pro meu marido que ficou uma delícia. Logo, logo vou postar.
Enfim, neste jantar chinês eu preparei de entradas sushis de pão que aprendi no rainhas do lar (http://www.rainhasdolar.com/), uns peticos, incluindo uma conserva de gengibre (que eu mesma fiz e ficou igualzinha a de restaurantes japoneses), e rolinho primavera com molho agridoce- um dos preferidos de noite.



Os Rolinhos primavera com molhinho agridoce que eu mesma fiz... hummmm
Sucesso na noite foi esse rolinho primavera suppppeeeeerrrr simples de fazer. Primeiro faça o recheio. Eu usei carne de boi, mas pode ser de porco também. Cortei uns 150 g de carne bem pequenininha e refoguei com um pouco de aji-no-moto e misturei 1 cenoura ralada, 1/4 de repolho cozido picado, 2 cebolinhas picadas 1 colher (sopa) de shoyo e 1 colher (sopa) de farinha de trigo e reservei.
Para a massa é só misturar 1 xíc. de farinha de trigo com 1 xíc. de água e 1 colher (chá) de sal. A massa deve ficar grudenta, tipo de panqueca. Esquentei uma frigideira pequena e untei com azeite. Coloquei pequenas porções de massa para fazer panquecas finas, mas vi que elas precisam ser beeeemmmm finas mesmo, as minhas ficaram grossas e dificultou enrolar. Quando a começar a soltar dos cantos da frigideira, virei a massa e deixei cozinhar o outro lado. Fiz isso até a massa acabar. Então, coloquei uma porção do recheio sonre a massa e enrolei os rolinhos fechando a lateral antes de enrolar. Fritei em óleo bemmm quente. Fica muito Bom mesmo, vou repetir.


A conserva de gengibre- para uma quantidade razoável de conserva (cerca de 1 vidro de 300 ml) eu usei 400 g de gengibre fresco, descascado e picado em lâminas finas (o mais fino que conseguir) e fervi com água suficiente para cobrí -lo (o que pode virar um chá depois). Quando estava macio, escorri e espremi bemmmm pra sair todo excesso de água (fiz isso envolvendo o gengibre num pano de prato e apertanto bastante) e reservei. Coloquei numa panela 3/4 de xícara de vinagre de arroz (ou branco), 1/2 xícara de açúcar e 1 colher (chá) de sal e esperei ferver, tirei do fogo para esfriar. Depois de frio, misturei o gengibre no molho de vinagre, coloquei num vidro esterilizado e deixei na geladeira por 2 dias (pelo menos) antes de abrir.



A vista dos peticos e sushis de pão

Para o sushi de pão usei fatias de pão de forma (que pode ser normal ou integral), fatias de mussarela, presunto cortado em bloquinhos, Kani Kama, requeijão e gergelim preto e branco.
Primeiro você deve retirar as casquinhas e passar o rolo de macarrão para afinar o pão. Passe uma camada de requeijão. Enrole o presunto ou o Kani na mussarela e, então, coloque sobre o pão e enrole. Corte o sushi do tamanho que quiser e passe uma fina camada de requeijão por fora. Misture os gergelins num prato e passe o sushi com requeijão na mistura de gergelins... Fica muito lindo e uma delícia. O pessoal gostou de mergulhar os sushis no molho agridoce.




O Prato Principal foi um especial chinês e pra acompanhar um arroz Chop Suey

Para o arroz Chop Suey aqueci um pouco de azeite numa panela, e coloquei quatro ovos ligeiramente batidos, temperei com aji-no-moto e deixei fritar bem. acrescentei arroz cozido (2 xícaras quando estava cru), presunto em cubos, 1 cenoura cozida picadinha, sal e 2 colheres (sopa) de shoyo, mistueri bem, acrescentei cebolinha picadinha. Delícia...

Para o especial chinês (tirei de uma revista de R$1,99) - Fritei 500 g de patinho em cubos, 500 g de peito de frango em cubos e 300 g de carne de porco em cubos (aqui no Acre é super difícil achar carne de porco, então tive que fazer com picanha suína). Quando estava bem fritinho acrescentei 1 pimentão amarelo e 1 vermelho em fatias, 1 xíc. de cogumelos fatiados, 1 xíc. de Baby Corn (eu usei o milhinho em conserva), uma cenoura em fatias finas e deixei cozinhar até amolecerem. Retirei da panela e reservei. Na mesma panela, coloquei 1 xíc. brócolis cozido e picado, 1 xíc. de repolho cozido e picado, shoyo (à vontade), 1 colherzinha de açúcar, aji-no-moto a gosto e 2 xíc. de água. Quando ferveu eu reguei com óleo de gergelim, mas se você não tiver não tem problema não. Adicionei então, 1 xíc. de água com 1 colher (sopa) bem cheia de maisena, deixei engrossar e despejei nas carnes, misturei, salpiquei gergelim e pronto.. Bommm, só faltou o camarão.



Todo mundo pronto pra comer...

A sobremesa foi essa taça de brigadeiro com limão.... tava bão dimaissss.
Fiz um brigadeiro com 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de cacau em pó, 1 colher (sopa) rasa de margarina. Levei ao fogo até desgrudar do fundo da panela e deixei esfriar. Acrescentei 1/2 caixinha de creme de leite.
O creme de limão eu fiz misturando 1 lata de leite condensado com o suco de 5 limões e 1/2 caixinha de creme de leite.
Para montar a taça coloquei o brigadeiro em baixo e o creme de limão por cima, deixei gelar por algumas horas e decorei com confeitos de chocolate e raspas de limão.
Precisa dizer que ficou maravilhoso?
A noite foi muito agradável, como sempre é quando estamos com quem amamos.
Beijos

2 comentários:

Artes de uma Larissa disse...

Vixi.. Deu água na boca!
Adorei o seu blog.. venho aqui pegar as dicas com a amiga chef!
Um beijo grande

Carolina Fádel Viana Magalhães disse...

Obrigada Larissa..
Bjão

Related Posts with Thumbnails