Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cozinha Francesa - Sopa de Cebola

Comecei 2011 sem tempo, no rush.. Isso é mau, uma vez que estava cheia de resoluções de ano novo já para primeira semana de 2011. Mas, juro que é por uma boa causa e logo comentarei aqui :-) .
Enfim, uma das resoluções da primeira semana era dar mais atenção ao blog e começar uma série nova aqui, a da Cozinha Francesa. A idéia surgiu quando a Maura, madrinha querida, me presenteou no natal com este livrinho muito lindo e delicioso. Então, resolvi publicar a cada 15 dias uma receita do livro começando a semana 1 com o capítulo Sopas, entradas e acepipes, a semana 2 com o de carnes e aves e assim por diante, repetindo os temas quando acabar o ciclo de capítulos. Pois bem, fiz a sopa de cebola semana passada e por pura falta de tempo não postei no tempo devido, então hoje postarei ela e na semana que vem postarei a receita da segunda semana, que será o Boeuf Bourguignon. Combinado?
Ah, também ganhei o Dona Benta, comer Bem - do maridão e o Nigella Bites da querida Fabi do Figos & Funghis, num sorteio no Blog dela que é maravilhosos e todo mundo devia visitar. Assim, vou dar um jeito de também fazer alguma coisa parecida com meus livros novos, ok?
Espero que gostem da novidade!


Sopa de Cebola

Ingredientes para 4 pessoas:

- 90 g de manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 750 g de cebolas cortadas em rodelas finas
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
- 600 ml de caldo de carne quente
- 4 colheres (sopa) de conhaque
- sal e pimenta a gosto
- 125 g de queijo Gruyère ou metade Gruyère e metade parmesão
CROUTONS
- 8 fatias de pão francês ( com 1 cm de espessura)
- 1 dente de alho, cortado ao meio

Modo de Preparo:

Numa panela grande, leve a manteiga com o azeite até derreter em fogo baixo. Adicione as cebolas, o açúcar e o sal e misture muito bem. Tampe a panela e deixe em fogo baixo durante 20 a 30 minutos, até ficarem douradas. No início, mexa de vez em quando. A partir do momento que as cebolas começarem a ficar acastanhadas, tire a tampa e mexa sem parar, para que não queime.
Polvilhe as cebolas com a farinha e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o caldo de carne fervente, encha a panela até a metade e deixe cozinhar mais 15 minutos.

- Para os croutons, preaqueça o forno. Coloque as fatias de pão num tabuleiro e torre cada lado por 2 minutos, até o pão ficar crocante. Esfregue o alhgo nas fatias de pão ainda quentes e reserve.

Junte o conhaque à sopa e tempere com sal e pimenta. Preaqueça o forno a 200 graus. Distribua as fatias de torradas por 4 tigelas de ir ao forno. Regue com a sopa quente. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno por 20 minutos, até o queijo derreter e dourar. Deixe a sopa esfriar um pouco antes de servir.

3 comentários:

Beta Tiossi disse...

Menina, eu amo essa sopa!! Já fiz uma versão adaptada dela, no próximo friozinho que fizer ( acho que vai demorar) vou fazer essa receita! bjs

Carolina Fádel Viana Magalhães disse...

Beta, também ameii!! É a primeira vez que faço esta sopa e achei deliciosa! Fiz num dia chuvoso aqui de BH e foi um sucesso! BJOO

Raissa - Gastronomie UFC disse...

Gente, que delícia! Já fiquei desejando uma soupe a l'oignon!

Carol, se você tiver interesse em aprender francês especificamente para fins culinários, dê uma checada no nosso blog! :)

Related Posts with Thumbnails