Páginas

domingo, 1 de novembro de 2009

Caponata Italiana



Oi Gente, estou me sentindo bem melhor, apesar de ainda ser um pouco incômodo sentar por muito tempo.

E para celebrar minha volta ao Blog, vou deixar essa receita deliciosa, prática e que agrada até quem não gosta de berinjelas. Essa da foto eu fiz nesta viagem para BH, na casa dos meus sogros. Até meu sogro que não gosta de berinjela gostou.. Já tinha feito pro aniversário do meu marido e o pessoal amou.

Prática e rápida, essa caponata serve de tira -gosto em qualquer ocasião! Com o Natal chegando (sim, já estamos em novembro), é uma ótima sugestão de entrada.

Vou passar duas versões uma refogada e a outra no forno. O resultado final é o mesmo!!!


Caponata Italiana (inspirada no Bem Simples)

Ingredientes

4 berinjelas grandes lavadas

2 cebolas roxas grandes cortadas em pétalas
1/2 xícara (chá) de vinagre balsâmico ou de maçã
1 pimentão vermelho cortado em cubos grandes
1 pimentão amarelo cortado em cubos grandes
4 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de uvas passas brancas sem semente (opcional)
1/2 xícara de azeitonas cortadas em rodelas
1/2 xícara de castanha de cajú
Sal, pimenta-do-reino e oregáno a gosto
Molho de pimenta ou pimenta calabresa seca a gosto
Cerca de 2 xícaras (chá) de azeite de oliva (até cobrir a caponata)

Preparo

Cortar a berinjela em cubos médios, arrumá -los num escorredor de macarrão e cobrir com 3 colheres de sal. Deixe descansar, lave bem para retirar o sal e então, com a ajuda de um pano de prato, aperte bemmmmm a berinjela até ela soltar quase todo o líquido escuro.

Numa frigideira alta ou panela grande, colocar um fio de azeite e a berinjela e frite por alguns minutos sem deixar queimar, para isso vá usando o vinagre durante o cozimento. Não precisa dourar. Reserve as berinjelas numa vasilha. Da mesma maneira refogar as cebolas com o alho e  os pimentões separadamente, pingando vinagre quando necessário, e reservando junto à berinjela. Acrescente o restante do vinagre balsâmico, as passas (não usei), as azeitonas, a castanha de cajú, a pimenta do reino, o sal, a pimenta calabresa e o azeite até cobrir a caponata. Deixar 2 dias na geladeira pegando gosto. Você pode colocar num pote esterilizado e deixar mais tempo. Dura muito! É só cobrir com azeite que conserva por muito tempo.

E tem a versão forno com os mesmos ingredientes - pros preguiçosos - essa eu fiz pro aniversário do meu marido

Antepasto de Berinjela ao forno

Ingredientes

Os mesmos da Caponata

Preparo

Coloque na assadeira todos os ingredientes (exceto o azeite que deve ir apenas 1/2 xícara e a azeitona que vai no final). Leve ao forno e mexa a cada 15 minutos acrescentando vinagre (pouquinho), se necessário.
Quando as berinjelas estiverem macias, desligue e retire do forno . Cubra com papel aluminio e deixe esfriar dentro do forno por cerca de uma hora. Acrescente o restante do azeite até cobrir e acrescente as azeitonas. Deixe na geladeira por dois dias. Fica uma delicia também.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails